Vai começar a praticar exercícios? Faça um check-up cardiológico antes

Muitas pessoas ainda não sabem ou não dão muita importância ao valor de se realizar um check-up cardiológico antes de iniciar qualquer atividade esportiva. O acompanhamento médico é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional.

“Independente do nível de intensidade e exigência, qualquer atividade física, seja ela competitiva ou não, traz uma série de processos metabólicos que variam de organismo para organismo. Por exemplo, se o indivíduo tiver alguma doença cardíaca silenciosa ou inicial, dependendo do tipo e intensidade da atividade física, pode aumentar o risco de complicações”, explica o cardiologista Laercio Uemura, do Centro do Coração de Londrina.

O especialista acrescenta que durante a avaliação é traçado perfil metabólico e capacidade cardiorrespiratória do paciente, e de acordo com os resultados dos exames clínicos e esportivo, o médico será capaz de indicar qual a intensidade, periodicidade e tipo de exercício para um melhor desempenho no caso de atividades competitivas e detectar alguma condição que possa restringir algum tipo de atividade esportiva.

De acordo com Uemura, a realização de um check-up cardiológico ao iniciar um programa de atividade física é necessário, evitando complicações cardíacas, como por exemplo arritmias.

“É muito importante que as pessoas tenham ciência da importância do check-up cardiológico. Com isto pode se realizar atividade física com segurança, lembrando que reavaliações periódicas são necessárias nos casos em que alterações sejam detectadas seja nos exames clínico ou laboratoriais”, aponta o cardiologista.

Siga em:
Após derrota, acess
Independente São Jo

O Redação em Campo é um portal de notícias voltado aos assuntos do futebol paranaense. É produzido por jornalistas, estudantes e profissionais da área de comunicação. Porque o Futebol Paranaense é a nossa paixão!

Classifique este artigo