Um ano para o paranista esquecer

Em 2018, o Paraná acumula quatro técnicos, 23 derrotas, 63 gols sofridos e a maior sequência sem vitórias do Brasileirão na era dos pontos corridos.

Por Sandro César, especial para o Redação em Campo

17 de janeiro de 2018, 1ª rodada do Campeonato Paranaense, União Beltrão x Paraná. Foi ali que tudo começou a dar errado para o time da Vila Capanema. Logo no primeiro compromisso do ano o Paraná perdeu por 2 a 1, com direito a falha do goleiro.

A partir dali o paranista teve poucos dias felizes no ano. A campanha no Estadual teve um primeiro turno sofrível, com uma vitória, dois empates e três derrotas. Já no segundo turno o time teve a melhor fase do ano quando emplacou quatro vitórias seguidas, mas, o sonho do título estadual parou na semifinal, quando o tricolor foi eliminado pelo londrina.
Na Copa do Brasil o Paraná foi em mero coadjuvante, sendo eliminado na segunda fase pelo Sampaio Corrêa.

Mas, o pior estava por vir. A empolgação por jogar a Série A do Brasileiro após 10 anos era grande. No entanto o time não correspondeu nem de perto a expectativa do torcedor e da diretoria. Perdeu logo na estreia fora de casa para o São Paulo (1 a 0) e levou uma goleada para o Corinthians (4 a 0) no primeiro jogo na Vila Capanema.

Nas 30 rodadas disputadas até agora, o Paraná perdeu 19 partidas, sendo 5 por uma diferença de 3 gols ou mais. No total o time acumula só no Brasileirão 47 gols sofridos (2ª pior defesa) e apenas 12 gols marcados (pior ataque). O saldo do Paraná no campeonato hoje é -35.

O Tricolor passou o campeonato inteiro na zona de rebaixamento e atualmente é o lanterna com 13 pontos a menos que o 19º colocado. Para marcar mais ainda a campanha do time, com a derrota para o Flamengo no último domingo, o Paraná atingiu a marca de 16 jogos sem vencer no Brasileirão, a pior sequência da história do campeonato na era dos pontos corridos.

Quatro técnicos comandaram o Tricolor durante o ano: Wagner Lopes, Micalli, Claudinei Oliveira, e o atual Dado Cavalcanti.

O time tem até aqui na temporada 44 jogos, com 8 vitórias, 13 empates e 23 derrotas. O aproveitamento do time é de 28 %. E a torcida só quer que o ano acabe…

Foto: Patrícia Zeni/Redação em Campo

*****

Sandro Cesar de Souza Jr é jornalista e atua no jornal Canal da Cidade, da Lapa cobrindo também o futebol amador da região no Futebol da Lapa.

Siga em:
Arbitral define mesm
A primeira fase dos

O Redação em Campo é um portal de notícias voltado aos assuntos do futebol paranaense. É produzido por jornalistas, estudantes e profissionais da área de comunicação. Porque o Futebol Paranaense é a nossa paixão!

Classifique este artigo