Segunda fase do Brasileirão de Aspirantes tem início: Coxa e Furacão seguem na disputa

Por Sandro Cesar, especial para o Redação em Campo

Vai começar a segunda fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2018. Atlético-PR e Coritiba, os dois representantes paranaenses na competição, continuam na disputa após realizarem uma boa campanha no início do campeonato. A próxima fase começa na segunda-feira (10) com o Coxa encarando a Chapecoense na Arena Condá. Já o furacão joga na quarta-feira, dia 12, contra o América Mineiro, na Arena da Baixada.

Confira como foi a campanha da dupla atletiba, artilheiros, curiosidade, regulamento e os próximos jogos:

Furacão teve 62% de aproveitamento na primeira fase. Foto: Bruno Baggio/Atlético-PR Oficial

Atlético Paranaense

No Grupo A da competição, o Atlético terminou a primeira fase na terceira posição e garantiu a vaga para a segunda fase.
Em 9 jogos no campeonato até aqui o furacão teve 4 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota, somando 62% de aproveitamento no campeonato.

  • O Furacão já balançou as redes 13 vezes no Brasileirão de Aspirantes e sofreu 8 gols.
  • O artilheiro e destaque da equipe até agora é o meio campo Giovanny, de 20 anos, autor de 4 gols.
  • Curiosidade: um dos gols do Atlético na competição foi marcado pelo atacante Lucas Ribamar, aquele mesmo. O jogador que já foi até negociado com o Al Ahram Pyramids FC do Egito, balançou as redes na primeira rodada da competição, no dia 06 de junho, no empate em 2 a 2 com o Santos na Arena da Baixada. Esse foi o último gol de Ribamar com a camisa do Atlético.

Partidas da 1ª fase:

1ª rodada – Atlético 2 x 2 Santos
2ª rodada – Avaí 2 x 3 Atlético
3ª rodada – Atlético 1 x 0 Coritiba
4ª rodada – Bahia 3 x 1 Atlético
5ª rodada – Figuerense 0 x 2 Atlético
6ª rodada – Atlético 1 x 1 Chapeoconse
7ª rodada – Atlético 3 x 0 Santa Cruz
8ª rodada – Internacional 0 x 0 Atlético

Próximos jogos

No Grupo 1 da segunda fase, o Atlético terá como adversários São Paulo, Vitória e América-MG. O primeiro jogo será em casa, contra o América-MG, dia 12 de setembro, às 15h, na Arena da Baixada. O segundo jogo será diante do São Paulo, no dia 17, às 15h, em local ainda não definido pea CBF.

Coxa teve 58% de aproveitamento na primeira fase. Foto: Coritiba Oficial

Coritiba

Se no Brasileiro da Série B a campanha ainda não é o que a torcida espera, no Campeonato de Aspirantes o Coxa está fazendo bonito. A equipe do Alto da Glória terminou a primeira fase como líder do Grupo B. O Coxa somou 14 pontos na primeira fase, com 4 vitórias, 2 empates e duas derrotas. O time marcou 11 gols e sofreu 7 e teve 58% de aproveitamento.

Os artilheiros do time na competição até agora são o meia Kady, de 22 anos, e atacante Marcelo, conhecido pelo apelido de Índio, que tem 21 anos.

Partidas da 1ª fase
1ª rodada – Cortitiba 2 x 0 América-MG
2ª rodada – São Paulo 2x 2 Coritiba
3ª rodada – Atlético-PR 1 x 0 Coritiba
4ª rodada – Coritiba 2 x 0 Sport
5ª rodada – Atlético-GO 0 x 1 Coritiba
6ª rodada – Coritiba 0 x 1 Vitória
7ª rodada – Coritiba 2 x 1 Grêmio
8ª rodada – Goiás 2 x 2 Coxa

Próximos jogos

Na segunda fase do Brasileirão de Aspirantes o Coritiba está no Grupo 2, com Chapecoense, Santos e Internacional.
A primeira partida nesta nova fase acontece nesta segunda-feira (10), na Arena Conda, às 17h, contra a Chapecoense. Depois disso o Coxa volta a campo no dia 17, no Couto Pereira, para enfrentar o Internacional, às 17h.

Regulamento da competição

A primeira fase do Brasileirão de Aspirantes contou com 18 times divididos em dois grupos. No grupo A ficaram: Grêmio, Atlético-PR, São Paulo, Sport, Vitória, Atlético-GO, Goiás, América-MG. O grupo teve o seguintes times: Santos, Internacional, Chapecoense, Coritiba, Figueirense, Bahia, Avaí, Santa Cruz. Cada membro do grupo enfrentou os clubes da outra chave uma vez. Os quatro melhores colocados conseguiram a classificação para a segunda fase.

2ª fase – Semifinal – final

Na segunda fase, as equipes que passarem em cada chave formarão dois novos grupos, com quatro clubes cada. Nesta etapa, os times se enfrentarão dentro de seu próprio grupo, em turno e returno. Avançam quatro equipes nesta fase, duas por grupo.  Posteriormente, elas fazem a semifinal e jogos de ida e volta e a grande final também em dois jogos.

Jogadores

Em relação à participação de jogadores, a regra: qualquer jogador regularizado no BID com 23 anos ou menos pode participar da competição. Cada time conta com quatro exceções, jogadores acima do limite de idade: três para a linha e uma para o gol.

 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF Oficial

Siga em:
Coritiba perde para

O Redação em Campo é um portal de notícias voltado aos assuntos do futebol paranaense. É produzido por jornalistas, estudantes e profissionais da área de comunicação. Porque o Futebol Paranaense é a nossa paixão!

Classifique este artigo