Quatro paranaenses conhecem os adversários na Copa do Brasil de 2019

Na noite da última quinta-feira (13), em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), quatro equipes paranaenses conheceram seu caminho na primeira fase da Copa do Brasil de 2019. Além dessas equipes, o Athletico Paranaense também entrará na competição, mas em uma fase adiante por participar da Copa Libertadores da América.

Competição

Como em 2018, a Copa do Brasil terá a participação de 91 equipes, sendo que 80 nesta primeira fase e após três rodadas, 11 equipes ingressam direto na fase de oitavas de final. A competição terá início no dia 06 de fevereiro. Na primeira fase, em partida única, as equipes com melhor posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC), jogarão fora de casa, mas com a vantagem do empate para avançarem. Aos clubes mandantes, resta apenas a vitória para seguir na competição.

Na segunda fase, também em jogo único, o regulamento muda, em cruzamentos já pré-definidos no sorteio da CBF, quem vencer avança de fase e em caso de empate, a decisão irá para a cobrança dos pênaltis. Na fase seguinte, jogos de ida e volta, para decidir o classificado para a próxima fase da Copa do Brasil. 

Foz do Iguaçu

Debutando na competição nacional, o Azulão da fronteira por ser o 152º no RNC, faz a partida no Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu e irá encarar a equipe mineira do Boa Esporte, de Varginha, recém rebaixado à Série C do Brasileiro. 

Ainda sem as datas confirmadas, a partida pode ocorrer nos dias 06, 07, 13 ou 14 de fevereiro. Para avançar na competição, o Foz do Iguaçu terá que vencer o clube mineiro, que tem a vantagem de jogar pelo empate. Quem avançar, irá enfrentar o vencer de Central (PE) e Ceará, fazendo a única partida em casa.

Coritiba

Estando em 20º no RNC, o Coritiba irá até o interior de Minas Gerais encarar a URT (MG), no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG), ainda sem data confirmada. A cidade interiorana fica a 455 km da capital mineira, na região do triângulo mineiro. O estádio do clube tem capacidade para quase cinco mil pessoas.

Em 2018, o URT foi eliminado neste mesma fase para o Paraná Clube e já eliminou o Londrina na edição de 2006. O Coxa por ser estar melhor no ranking que o adversário, joga pelo empate para avançar. Quem passar de fase, encara o vencedor de Manaus (AM) e Vila Nova (GO), jogando em casa.

Na edição de 2018, o Coritiba foi eliminado na 3ª fase da competição, após perder para o Goiás na partida de ida e empatar o jogo da volta. Na campanha, o clube paranaense eliminou o Parnahyba (PI) e o Uberlândia (MG), antes de ser eliminado pelo clube goiano.

Paraná Clube

O Tricolor irá até o interior de Sergipe, para encarar o Itabaiana (SE), no Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana (SE), também sem a data confirmada. Na região metropolitana da capital Aracajú (SE), Itabaiana fica a 57 km da capital do Estado. O palco da partida tem capacidade para 12 mil pessoas.

O Paraná Clube por estar melhor na RNC, joga por um empate para garantir a classificação à próxima fase da Copa do Brasil. O clube que passar de fase, encara o vencedor de Americano (RJ) ou Londrina, jogando na casa do adversário.

Neste ano, o clube paranista ficou na segunda fase, ao perder para o Sampaio Corrêa, fora de casa. Na primeira fase, eliminou o URT, em Minas Gerais

Londrina

O Tubarão irá se deslocar até o leste do Estado do Rio de Janeiro, em Campo dos Goytacazes (RJ), enfrentar o Americano (RJ), ainda sem definição do local da partida. Isso porque o Estádio Godofredo Cruz, que sediava as partidas do clube carioca, foi demolido em 2014. A partida pode ocorrer no Estádio Ary de Oliveira e Souza, do rival Goytacaz, com capacidade para 15 mil pessoas ou na cidade vizinha, a 51 km, Cardoso Moreira (RJ), no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, com capacidade para mil pessoas.

Campo dos Goytacazes fica a 279 km do Rio de Janeiro. Por ter uma posição melhor no RNC, o Alviceleste pode avançar com um empate. Quem avançar deste duelo, enfrenta em casa, o vencedor de Itabaiana (SE) e Paraná Clube.

Em 2018, o Londrina parou na segunda fase, ao ser eliminado, em casa para o Ceará. Na primeira fase, o clube londrinense eliminou o Real Ariquemes (RO), no norte do país.

Athletico Paranaense

Com o título na Copa Sul-Americana, o Furacão irá disputar a Copa Libertadores da América e entrará apenas nas oitavas de final da competição. Oitavas de final, que foi até onde o Rubro-Negro avançou na edição de 2018, quando foi eliminado pelo Cruzeiro

Na campanha, o Athletico passou por Caxias (RS), com um empate, Tubarão (SC), em uma partida emocionante na Arena, Ceará, nas cobranças de pênaltis e o São Paulo, com uma vitória em casa e empate no Morumbi, até parar no clube mineiro.

Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

Siga em:
Com emoção e nos p
Torcedores Órfãos:

Jornalista, formado na Unopar em 2015. Nasci e moro em Londrina. Apaixonado por esportes. Gosto de praticar aquele futebolzinho de final de semana. Futebol não é apenas um esporte, mas sim uma forma de viver.

Classifique este artigo