28 de April de 2017 9:44:36

Portuguesa Londrinense vai a julgamento no TJD-PR e pode ser rebaixada

Se no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão teve a polêmica no “caso Geterson”, a Segundona também pode ter o “caso Lucas”. A Portuguesa Londrinense vai a julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) na próxima segunda-feira (24), por ter relacionado o atleta Lucas Luiz Marato na estreia da Divisão de Acesso, no empate em 1 a 1 com o Iraty.

A denúncia é que o jogador não estava inscrito pela Lusinha para o duelo, já que Lucas retornou de empréstimo antes do previsto, e não teve a situação regularizada na Federação Paranaense de Futebol (FPF), conforme a denúncia protocolada pelo Tribunal.

Na partida, o zagueiro Lucas não chegou a entrar em campo, ficou apenas no banco de reserva, mas por ter o nome na súmula da partida, está passível de punição.

Em casos de atletas irregulares nos jogos, os clubes são denunciados no Art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (confira abaixo na íntegra), que prevê desde multa a perda de pontos da partida, no caso três. Se condenada, a Lusinha perde quatro pontos e sai do G8, entrando na zona de rebaixamento à Terceira Divisão, no lugar do Grêmio Maringá.

No momento, o time se prepara para o início da segunda fase, onde está no Grupo A ao lado de CE União, Iraty e Operário, que brigam por uma vaga na elite do futebol paranaense.

Art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva:

Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.

PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator.

§ 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados.

Foto: Adolfo Pegoraro/JdeB.

Siga em:
Atlético-PR decide
Com semana intensa d

Formado em Jornalismo e Letras, estou no Redação em Campo desde 2013 e atualmente exerço a função de Coordenador de Jornalismo. Também sou professor de Língua Portuguesa.

Classifique este artigo