18 de January de 2018 8:12:14

Paranista de coração, goleiro Marcos anuncia aposentadoria como jogador

Após conquistar o objetivo de subir para a Primeira Divisão do Brasileirão atuando pelo seu clube de coração, o goleiro Marcos anunciou nesta quarta-feira (22) que está pendurando as chuteiras. O jogador fará sua última partida como profissional pelo Paraná Clube no próximo sábado (25) contra o Boa Esporte-MG, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O jogo de despedida do arqueiro paranista será diante da torcida Tricolor no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. A promessa é de uma grande festa para “Marcão” e também para todo o elenco do Paraná, pelo acesso antecipado a Série A conquistado no último fim de semana, em Maceió (AL) na vitória sobre o CRB.

Marcos foi revelado nas categorias de base do Paraná. Sua primeira partida como profissional foi no Campeonato Paranaense de 1997, ano em que o Tricolor se sagrou pentacampeão estadual. O goleiro também levantou a taça do Módulo Amarelo da Copa João Havelange, em 2000, ajudando a equipe paranista voltar à elite do futebol nacional naquele ano.

Dois anos depois, o Marítimo levou o goleiro paranista para o futebol europeu, e pelo clube português atuou por seis temporadas. Marcos ainda jogou no Renate, da Itália, e em seguida retornou para Portugal, onde defendeu o Sporting Braga e Feirense. Em 2013, “Marcão” voltou para o Brasil e para jogar pelo time que o revelou. O goleiro foi reserva de Luís Carlos durante a temporada e chegou perto do acesso à Série A.

Em 2014, 2015 e 2016 foi titular absoluto e capitão do Tricolor na maioria dos jogos. Neste ano de 2017, o goleiro Léo foi contratado junto ao São Paulo e com boas atuações acabou assumindo a titularidade do gol paranista. O discurso de Marcos sempre foi favorável ao companheiro de posição, que vinha se destacando nos jogos do Paranaense e Copa do Brasil.

Em maio, Léo se machucou durante o jogo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, e Richard foi contratado para a disputa da Série B. Richard mostrou para que veio e Marcos se impressionou com o desempenho do goleiro, que fechou o gol durante as partidas não só da série B, mas também da Primeira Liga.

Com 41 anos de idade, Marcos conviveu com as lesões em 2017 e entrou em campo poucas vezes durante a temporada. “Marcão” encerra sua carreira com 366 jogos disputados até aqui pelo Paraná, sendo o jogador que mais vestiu a camisa do clube.

Foto: Facebook / Paraná Clube Oficial.

Siga em:
Maurílio Silva, ex-
Ivair Cenci segue no

<p>Jornalista formado pela na Universidade Tuiuti do Paraná. Começou como estagiário em 2005 no jornal Folha de Guaratuba, onde atuou até 2007. Desde 2012 no Redação em Campo. Em 2013 passou a cobrir o Paraná Clube. Além de ser apaixonado por futebol, também acompanha vôlei, basquete, tênis e automobilismo. Voluntário da FIFA na Copa 2014.</p>

Classifique este artigo