Organize um site como o Redação em Campo

Existem diversos tipos de sites, sendo uns mais minimalistas, outros com uma arquitetura mais complexa e outros ainda que têm apenas uma página simples com uma apresentação resumida.

Independentemente do tipo de negócio que tenha, é importante que defina antes mesmo de começar a trabalhar no seu site, qual será a estrutura do mesmo.

Ter um ponto de partida (que poderá não ser obviamente estanque) é uma maneira de começar a criar um site.

Hoje iremos falar um pouco mais sobre este tema, por isso, veja tudo de seguida.

Tudo o que necessita saber sobre a arquitetura de um site

Existem várias ferramentas que pode utilizar para desenvolver a arquitetura do seu site, contudo, se gosta de fazer as coisas da forma mais comum, pode sempre utilizar papel e caneta para desenvolver a mesma (pode também aproveitar esta questão para começar a desenvolver o seu logo e depois pode criar logo grátis numa das muitas plataformas online para o efeito).

É importante frisar que as ideias que lhe vamos dar de seguida para definir a estrutura de um site são apenas isso mesmo, ideias. Pode colocar mais ou menos informação de acordo com o tipo de negócio que tem e de acordo com o site que quer criar.

1 – Home page

Será a página inicial do site e pode colocar novidades, destaques ou sliders com informações relevantes sobre o seu negócio.

2 – Quem somos

É um espaço dedicado à apresentação da empresa, e pode também conter um vídeo ou um texto atrativo.

Neste menu, pode também apresentar a sua equipa, sendo que em caso de necessidade poderá também acrescentar informações como:

  • História;
  • Missão;
  • Valores;
  • Visão…

3 – Serviços (ou produtos)

Será o local onde coloca a informação relativa aos diversos produtos ou serviços que tem a fornecer aos seus clientes. Tenha em conta que no caso de querer criar loja virtual grátis deve inserir uma página por produto ou serviço.

4 – Portfólio

Se trabalha com áreas que permitam ter um portfólio online, esta página é essencial para que o consumidor tenho de antemão acesso ao seu trabalho.

5 – Clientes

Se trabalha com clientes de renome, pode ser interessante colocar uma página de clientes onde estes nomes possam ser destacados. Pode ainda colocar alguns testemunhos, e informações de apresentação da empresa.

6 – Blog

Hoje em dia ter um blog no seu site é algo altamente recomendado, uma vez que o marketing de conteúdo é cada vez mais a melhor forma de relacionamento empresa vs consumidor.

Lembre-se apenas de colocar conteúdo que seja realmente interessante para o seu consumidor.

7 – Contactos

Esta é sem dúvida uma das páginas essenciais para qualquer site e deve ser simples de encontrar.

Garanta que qualquer cliente consiga entrar em contacto consigo seja por email, telefone ou que a sua morada está correta e eles consigam chegar à sua empresa sem atrapalhações.

Esta é a arquitetura base de um site, contudo, frisamos que dependendo do seu negócio, poderá colocar mais ou menos páginas.

Siga em:
Com tempo, Sérgio S
Para reencontrar a v

O Redação em Campo é um portal de notícias voltado aos assuntos do futebol paranaense. É produzido por jornalistas, estudantes e profissionais da área de comunicação. Porque o Futebol Paranaense é a nossa paixão!

Classifique este artigo