20 de January de 2018 12:49:08

Na Série A, Paraná Clube completa 28 anos

Nesta terça-feira (19), o Paraná Clube está de aniversário. Fundado no dia 19 de dezembro de 1989, o Tricolor da Vila surgiu quando Colorado Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros decidiram se unir. A primeira participação do clube em uma competição oficial foi no Campeonato Paranaense de 1990, quando a equipe se saiu além do esperado chegando a semifinal.

O Paraná conseguiu seu primeiro título em 1991, quando derrotou o Coritiba na decisão daquele ano e se sagrou campeão estadual. Na mesma temporada conquistou o acesso à Série B e um ano depois conquistou seu primeiro título nacional, o de campeão brasileiro da segunda divisão em cima do Vitória-BA. Em 2000, foi bi-campeão da competição, na época jogando o módulo amarelo da Copa João Havelange.  Aqui no estado, o Tricolor ganhou cinco títulos seguidos do Paranaense (1993-1997), sendo pentacampeão em 97. Dois anos depois, disputou a sua primeira competição internacional, o da Copa Conmebol, chegando até a segunda fase.

Em 2006, além de conquistar mais um título paranaense, o Paraná fez a sua melhor campanha no Brasileirão ficando em quinto lugar, o credenciando para disputar a Copa Libertadores no ano de 2007. O clube foi eliminado nas oitavas de final pelo Libertad, do Paraguai. Na mesma temporada, foi rebaixado para Série B, disputando a competição durante dez anos.

O retorno à primeira divisão nacional veio neste ano de 2017. Após fazer a melhor campanha da fase inicial do estadual, o Tricolor fez boa campanha na Copa do Brasil chegando as oitavas de final, e as quartas de final da Primeira Liga. Mas foi durante a Série B que a torcida paranista deu uma grande demosntração de amor ao clube, lotando a Arena da Baixada e o Couto Pereira, respectivamente, com recorde de público na Arena do Atlético-PR na partida contra o Internacional.

O time paranista manda seus jogos no estádio Vila Capanema, com capacidade para aproximadamente 17 mil pessoas. O mascote da equipe é a gralha azul, que é uma ave típica e símbolo do Estado do Paraná, conhecida por se alimentar de sementes de pinhão. O jogador que mais marcou gols pelo clube foi Saulo (104 gols), e Marcos foi o que mais vezes jogou pelo time (367 partidas).

Foto: Paraná Clube Oficial.

Siga em:
25 anos do tricampeo
Paraná vence novame

Jornalista formado pela na Universidade Tuiuti do Paraná. Começou como estagiário em 2005 no jornal Folha de Guaratuba, onde atuou até 2007. Desde 2012 no Redação em Campo. Em 2013 passou a cobrir o Paraná Clube. Além de ser apaixonado por futebol, também acompanha vôlei, basquete, tênis e automobilismo. Voluntário da FIFA na Copa 2014.

Classifique este artigo