21 de August de 2017 11:39:32

Londrina Esporte Clube comemora 61 anos

Com o início de sua história em 1956, o Londrina Esporte Clube completa 61 anos de história nesta quarta-feira (5). Neste período, o Tubarão mandou seus jogos no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) e no Estádio Municipal Jacy Scaff, o Estádio do Café, que tem capacidade para 30 mil pessoas.

Nessas mais de seis décadas, o clube alviceleste conquistou cinco grandes títulos, sendo quatro do Campeonato Paranaense e um da Taça de Prata, hoje conhecida como Campeonato Brasileiro da Série B. Seu primeiro triunfo a nível estadual aconteceu em 1962, quando o estadual era disputado por regiões para depois, os melhores disputarem a taça. Naquela época, o Londrina que se chamava Londrina Futebol e Regatas, foi campeão do Campeonato da Região Norte, em uma disputa de quatro jogos contra o Apucarana. Com o título garantido, o Caçula Gigante, como era chamado, disputou o triangular final contra a Cambaraense e o Coritiba. Com três vitórias e um empate, o clube do norte do estado conquistou seu primeiro título do Paranaense.

Entre suas conquistas, o Londrina foi o primeiro clube paranaense a despontar no futebol nacional, na temporada de 1977, que acabou só no ano seguinte, o Londrina bateu grandes equipes do futebol nacional como: Flamengo, Corinthians, Santos e Vasco da Gama, este último registrando o maior público do Estádio de São Januário, o Tubarão terminou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação, quando perdeu na semi-final para o Atlético Mineiro.

Três anos mais tarde, o LEC conquistou a sua principal competição. A Taça de Prata de 1980, foi a primeira conquista de um clube paranaense a nível nacional. Após fazer uma grande campanha nos pontos corridos, o Londrina encarou o Botafogo (SP) nas semifinais e na grande decisão, não tomou conhecimento do CSA (AL), empatando em 1 a 1 em Maceió e ganhando de 4 a 0 no Estádio do Café.

No ano seguinte, mais um título para a coleção, o bi-campeonato Paranaense, em cima do seu maior rival, o Grêmio Maringá. Com uma boa campanha no segundo turno e a classificação para a final, o Tubarão venceu os dois jogos, 3 a 2 no Estádio Willie Davies, em Maringá e 2 a 1, no Estádio do Café.

Após 11 anos, mais uma rivalidade em final do estadual e mais um título para o clube alviceleste. Desta vez, o adversário foi o União Bandeirante, em três partidas no Estádio do Café, dois empates e a grande vitória que deu o terceiro título Paranaense para o Londrina.

Depois de muitos problemas extracampo e financeiros, o Londrina perdeu seu espaço no futebol nacional e em 2010, o clube quase caiu para a terceira divisão estadual. No final daquele ano, uma parceria que mudaria o rumo do Tubarão. Liderado por Sérgio Malucelli, o LEC acertou uma parceria com a SM Sports por 10 anos e os resultados foram imediatos.

O clube azul e branco voltou a elite do futebol nacional, fez boas campanhas e começou a se organizar fora de campo. Em 2014, a quarta conquista estadual, após uma primeira fase irregular, o Londrina cresceu nos mata-matas e na disputa de pênaltis derrotou o Maringá FC, fora de casa para levantar a quarta taça estadual. Depois do título, o Tubarão conseguiu os acessos para as Série C e B nos anos seguintes e em 2016, ficou por três pontos de voltar a elite do futebol brasileiro.

No dia 6 de maio, a torcida londrinense ganhará uma bela festa para comemorar estes 61 anos. A diretoria do clube vai promover um grande evento no Estádio Vitorino Gonçalves Dias com barracas, comida, jogos de equipes master do clube e também jogos com sócios-torcedores do Londrina.

Atualmente o Londrina Esporte Clube disputa o Campeonato Paranaense, Copa da Primeira Liga e a partir de maio, o Campeonato Brasileiro da Série B. O clube ainda tem mais três anos de contrato com a SM Sports com grande possibilidade desta parceria se renovar por mais 10 anos, se estendendo até 2030.

Siga em:
"Vamos brigar todos
Com novidades e quer

Jornalista, formado na Unopar em 2015. Nasci e moro em Londrina. Apaixonado por esportes. Gosto de praticar aquele futebolzinho de final de semana. Futebol não é apenas um esporte, mas sim uma forma de viver.

Classifique este artigo