22 de June de 2017 3:27:41

Um dos primeiros encontros do Blog Redação em Campo no início de 2010.

A história do Redação em Campo começa no ano de 2009. O portal foi lançado inicialmente como um blog e a ideia deste blog surgiu do desejo da jornalista Fabia Ioscote em escrever a respeito do futebol paranaense, duma maneira muito bairrista. A partir deste momento, com conversas com os dois co-fundadores Guilherme Moreira e Lucas Rocha, eis que o Redação em Campo entra no ar, em 10 de outubro de 2009.

No início, sem quaisquer pretensões de ser o melhor disso ou naquilo, visto as dificuldades de se manter um produto vivo na internet. Então, o Redação em Campo foi tratado como um laboratório, um teste, onde algumas pessoas passaram e outras chegaram pra ficar.

2010: o encontro com o nicho

Após o Campeonato Paranaense da Primeira Divisão de 2010, notou-se que o laboratório teria chances reais de seguir um rumo com firmes bases e se tornar uma referência em notícias de futebol do Estado.

Blog deu lugar ao novo site em outubro de 2010.

A partir de então, o projeto Redação em Campo passou a ser analisado do ponto de vista administrativo, do marketing e da comunicação, estabelecendo metas para construir um veículo informativo e com credibilidade. Junto a isso, verificou-se também uma lacuna em relação à cobertura do futebol do interior do Estado, e esta brecha foi, de certa forma, a responsável pela expansão do blog.

Assim surgiram os comentários, os parceiros, a referência e a cada dia a vontade de ampliar o projeto em prol do futebol paranaense. E sair do blog para um sítio com um conteúdo mais abrangente, sem perder a característica das notícias curtas com velocidade, é o primeiro e mais importante passo da história deste jovem Redação em Campo.

É em 26 de setembro de 2010 que o projeto assume uma nova cara, totalmente reformulado, saindo da concepção de um simples blog para um site [www.redacaoemcampo.com] com o objetivo de crescer sempre e com o compromisso de tratar da melhor maneira as informações dos clubes de futebol do Estado do Paraná. Em 20 de outubro de 2010 o novo portal entra no ar e assim, fica marcada a fundação do novo Redação em Campo.


 

2013: novas ideias e a visão no futuro

O ano de 2013 fica marcado por uma nova parceria e a chegada do jornalista Guilherme Barchik que assume a função de coordenador geral do RC. Com ele, vem a parceria com o Centro Universitário Uninter, que agrega novos trabalhos como o programa de rádio semanal Redação em Pauta. Já consolidado como umas das referências em jornalismo esportivo do Estado, contando com uma equipe de quase 30 colaboradores espalhados pelo Paraná, o RC também passa a dar destaque a outros assuntos relacionados ao futebol como Copa do Mundo 2014, categorias de base e futebol feminino. Além disto, começam os estudos da extensão dos trabalhos para Santa Catarina.

E é em 17 de abril de 2014 que o Redação em Campo ganha nova cara se tornando um portal com notícias regionais, mantendo a cobertura do futebol paranaense e estendo os trabalhos ao estado de Santa Catarina.

Aparência do site de 2013 a 2014 antes de agregar as notícias do futebol catarinense.

 

2015: o ano do aperfeiçoamento

O ano de 2015 fica marcado pela franca expansão em busca do aperfeiçoamento na produção das notícias do estado vizinho, Santa Catarina. Neste ano, além de colaboradores presentes nas cidades paranaenses como Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Arapongas, Apucarana, Cianorte, Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, fazem parte também do site, colaboradores de Florianópolis, Criciúma, Joinville entre outras.

Última versão do portal enquanto futebol paranaense e catarinense em 2016.

Foram 2 longos anos de muita aprendizagem. Se juntaram ao Redação em Campo vários colaboradores catarinenses e aos poucos o público foi demonstrando apreço pelas publicações.

Identificou-se um mesmo nicho carente por informações, entretanto, o portal não conseguiu atingir as expectativas e após uma profunda análise dos trabalhos realizados entre abril de 2014 até julho 2016, a diretoria do Redação em Campo optou por voltar ao trabalho segmentado apenas ao futebol paranaense.

 

2017: o retorno às origens

Mais experiente, com sete anos de atividades, contando com a coordenação dos jornalistas Fabia Ioscote, Willian GomesGuilherme Barchik e Tiago Piontekievicz, o Redação em Campo volta às suas origens atuando somente em terras paranaenses, se dedicando à cobertura exclusiva do futebol paranaense, trazendo as notícias, estatísticas, entrevistas, matérias especiais, jogos em tempo real, valorizando ainda o futebol de base e também o futebol feminino do Paraná.