16 de December de 2017 7:17:20

De coadjuvante à protagonista: a saga do CE União na Segundona PR

O Clube Esportivo União tem muitas razões para comemorar nesta Segundona Paranaense. A equipe de Francisco Beltrão deixou para trás muitos favoritos ao acesso para voltar à primeira divisão do paranaense. Outro motivo para enaltecer essa campanha foi a continuação da invencibilidade do Azulão no Estádio Anilado, que voltou a receber jogos noturnos após ter instalado iluminação adequada.

Dentro de campo foram nove jogos pela primeira fase, o time do técnico Ivair Cenci venceu quatro vezes, empatou duas e sofreu três derrotas, resultados esses que levaram o Azulão para segunda fase na quinta posição, com 14 pontos e com aproveitamento de 51%. A equipe nesta fase marcou apenas 8 gols e sofreu 10.

A participação do União durante a primeira fase gerou uma enorme desconfiança pela dificuldade que o time teria pela frente no seu grupo da segunda fase. A equipe beltronense encarou a Portuguesa Londrinense, Iraty e o até então favorito Operário.

Porém o CE União jogo a jogo da segunda fase foi crescendo e aumentando as expectativas com relação ao acesso. O primeiro jogo empate em zero a zera em Irati, a segunda partida uma vitória heroica em casa contra o Operário, e fechando o primeiro turno vitória novamente no Anilado contra a Lusinha.

No fim do primeiro turno o CE Uniao e Iraty já deixaram o Operário e Portuguesa Londrinense para trás e despontaram na classificação. No segundo turno o time do técnico Ivair Censi conquistou um empate em Ponta Grossa, uma vitória em Londrina e foi para a última rodada do turno decidir o acesso contra o Iraty.

O jogo muito especial para a cidade de Francisco Beltrão que encheu o Anilado e empurrou o Azulão a conquistar a vitória e garantir a promoção para a primeira divisão do Paranaense do ano que vem. Com 14 pontos, apenas 2 gols sofridos e 77% de aproveitamento o União enfrentou o Maringá que foi o campeão do grupo B para decidir o título da Segundona.

O primeiro jogo da final ocorreu no Anilado e o Azulão conquistou uma importante vitória por 2×1, porém na segunda partida a equipe não conseguiu sustentar a vantagem que tinha e foi derrotada por 2×0, o CE União foi assim o vice campeão da Segundona 2017, nada que abalasse a felicidade e o ânimo da torcida que depois de décadas verá novamente o Azulão na elite do futebol do estado.

Foto: Facebook Oficial CE União

Siga em:
Pela 15ª rodada do
Atlético-PR recebe

<p>Jornalista, aficionado por esportes, encontrei na profissão um meio de estar mais próximo deste universo.</p>

Classifique este artigo