28 de June de 2017 2:11:56

Confira os números do Tricolor no clássico Paratiba

Paraná e Coritiba fazem no próximo domingo (5) o jogo de número 99 do clássico Paratiba. Tudo começou em 1990, quando o Tricolor em seu primeiro ano atuando em competições profissionais, fez o “dérbi” da cidade de Curitiba com um dos principais clubes do Estado do Paraná. O primeiro duelo com o Coxa completará 27 anos no dia 4 de fevereiro, pois foi nessa data que as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez, num jogo válido pelo Campeonato Paranaense de 90. O time paranista foi derrotado por 1 a 0, no Estádio Couto Pereira.

No ano seguinte, o Paraná viria a conquistar a primeira vitória sobre o Coritiba, em abril de 1991, também no Estádio Couto Pereira, em jogo válido pelo Estadual. Na história dos confrontos, o Tricolor também leva desvantagem sobre o rival. Em 98 jogos até aqui, foram 32 vitórias paranistas contra 37 do Coxa, tendo ocorrido ainda mais 29 empates. No número de gols marcados, tudo igual, 120 para cada lado.

Apesar dos números desfavoráveis quanto ao retrospecto, o Paraná leva vantagem em alguns quesitos na história dos confrontos. Em 6 de abril de 2002, o Tricolor aplicou uma goleada por 6 a 1 sobre o Coritiba, em jogo válido pela Copa Sul-Minas no Estádio da Vila Olímpica, em Curitiba, considerada a segunda casa dos paranistas.

O maior goleador do Paratiba também é do Paraná. Saulo marcou 10 gols é o artilheiro do clássico. Outros paranistas como Reginaldo Vital e Lúcio Flávio fizeram cinco cinco gols cada contra o Coritiba.

O maior público do clássico foi no Estádio do Coritiba, mas quem levou a melhor foi o Paraná. Em 27 de fevereiro de 1994, 38.821 pessoas viram o Tricolor derrotar o Alviverde do Alto da Glória por 4 a 0 no Couto Pereira, em partida válida pelo Estadual daquele ano.

As duas equipes decidiram por três vezes o Campeonato Paranaense, e o Paraná tem leve vantagem. A primeira decisão ocorreu em 1995, com o Tricolor campeão na final no Estádio do Pinheirão. Denílson marcou o gol que deu o título para o time paranista na vitória pelo por 1 a 0. No ano seguinte, também pelo placar mínimo, Ricardinho fez o gol do título do Estadual de 96, mas desta vez no Estádio Couto Pereira. A única vez em que o Coritiba levou a melhor foi na decisão 1999.

O local da partida de domingo, o Estádio Couto Pereira recebeu o último jogo entre as duas equipes e também da última vitória do Paraná sobre o rival. No ano passado, pelo Paranaense, o Tricolor foi derrotado por 3 a 0. No Estadual de 2013, o Tricolor venceu por 3 a 2 o Coxa na casa do adversário, sendo o último triunfo dos paranistas no clássico Paratiba.

Siga em:
Estatísticas e arti
Confira a escala de

Jornalista formado pela na Universidade Tuiuti do Paraná. Começou como estagiário em 2005 no jornal Folha de Guaratuba, onde atuou até 2007. Desde 2012 no Redação em Campo. Em 2013 passou a cobrir o Paraná Clube. Além de ser apaixonado por futebol, também acompanha vôlei, basquete, tênis e automobilismo. Voluntário da FIFA na Copa 2014.

Classifique este artigo