Com muitos problemas, Arapongas EC pode decretar o fim

Desde 2014, quando o Arapongas EC conseguiu se manter na elite do Campeonato Paranaense, mas depois pediu licença junto a Federação Paranaense de Futebol (FPF), o Alviverde nunca mais conseguiu ser uma equipe forte dentro e fora de campo. Com problemas desde o início da Terceirona do Paranaense, o clube pode decretar o fim e não disputar seu último jogo na competição, tendo ainda chances de classificação.

Há aproximadamente duas semanas, os primeiros problemas do Arapongas EC começaram a surgir, pois o clube tinha um investidor que é o presidente Renato Sousa Rodrigues e contava com a ajuda de um grupo de apoio formados por cerca de 10 empresários da cidade. No acordo entre as duas partes, cada lado arcaria com metade das despesas do clube na disputa da Terceirona. No dia 26 de setembro, as primeiras informações davam conta que os salários dos atletas não haviam sido pagos e que o clube poderia não disputar a competição e novamente pedir licença junto a FPF.

Renato Sousa Rodrigues é o atual presidente do Arapongas EC, mas segundo o grupo de apoio não fez os pagamentos necessários do clube. Foto: Ricardo Pavezi/ Arapongão.net

Após várias reuniões entre os dois lados que controlavam as contas do clube Alviverde, o presidente ficou de acertar os salários dos atletas e comissão técnica. Segundo Ricardo Pavezi, do Arapongão.net, no dia 3 de outubro, os vencimentos continuaram sem serem quitados e o grupo de apoio assumiu o clube, após Renato Rodrigues abrir mão do cargo de presidente. Três dias mais tarde, a nova gestora dos recursos do Arapongas EC também não pagou os débitos com os atletas e os mesmos ameaçaram deixar o clube. “Venceu a folha de pagamento do mês passado [setembro] e nós pagamos, nós gestores. Os 10 empresários pagaram as contas do Arapongas EC no mês passado”, declarou o prefeito da cidade em entrevista a Ismael Barbosa. Mesmo assim, o clube da Cidade dos Pássaros entrou em campo no final de semana contra o Nacional AC, em Rolândia (PR).

Em entrevista a Ismael Barbosa, nesta segunda-feira (8), o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, que também faz parte dos empresários do grupo de apoio, deu declarações que podem corroborar com o fim do Araponas Esporte Clube. O prefeito fez duras críticas ao empresário que comandava o clube e segundo informações de Ricardo Pavezi, Renato Sousa Rodrigues não quer passar o CNPJ do Arapongas Esporte Clube a ninguém, com isso, para que outras pessoas possam tocar o clube, teria que ser criado um novo time com um novo CNPJ.

Prefeito de Arapongas e integrante do grupo de apoio, Sérgio Onofre acredita que sem mudança será o fim do Arapongas EC. Foto: diaadiaarapongas.com.br

Sérgio Onofre comentou sobre o acordo com o empresário e que isso não foi cumprido. “Criamos um grupo que queria apoiar o Arapongas EC e tem apoiado até agora, são 10 empresários de Arapongas, no qual eu sou um deles, cada um daria um valor para nós cobrirmos a despesa. O Arapongas EC está orçado na competição inteira da Terceira Divisão em R$ 210 mil, nós íamos dar metade e essa metade nossa já demos. O presidente que não deu nenhum centavo, quem não honrou aqui é o presidente atual, ele não passa o Arapongas para ninguém, ele não assume o clube e ele também não paga os jogadores e as contas”, comentou a Ismael Barbosa o prefeito da cidade e também um dos gestores do grupo de apoio.

O prefeito afirmou que não tem como o grupo de apoio pagar as contas do clube sendo que outra pessoa administra. “Agora como fica os gestores? Nós vamos pôr dinheiro, bancar um empresa que é de outra pessoa? Os gestores não colocam mais nenhum centavo a mais do que tínhamos combinado”, enfatizou Sérgio Onofre. Segundo o prefeito, após o grupo de apoio quitar os pagamentos de setembro, o então presidente Renato Rodrigues ficou de fazer o pagamento do mês de outubro, porém, o presidente não foi até o momento na cidade de Arapongas.

Como destacou o prefeito, o time comandado por Renato Sousa Rodrigues deve acabar. “O torcedor pode esperar que este time do Renato acaba! Infelizmente ele não deixou ninguém montar outro time, pois tinha gente interessada em montar outro time, começar na Terceira Divisão e voltar para a Segunda. Ele não deixou, ele montou, ele teimou e nada fez”, disse Sérgio Onofre. Ainda salientou que qualquer empresário sério que quiser tocar o clube, o grupo de apoio vai estar do lado, porém, para isso acontecer, o CNPJ do clube tem que ser passado para outra pessoa. Não ocorrendo isso, pode existir outra equipe na cidade, mas não com o nome Arapongas Esporte Clube.

Apesar de todos esses problemas, o Arapongas EC ainda têm boas chances de classificação as semifinais da Terceirona. A equipe folga neste final de semana e joga na última rodada, contra o Grecal, em Arapongas (PR), no Estádio dos Pássaros, no domingo (21), às 15h30. Só que pelo que se desenha, o clube não deverá entrar em campo e com isso, perder a chance de classificação.

Foto: Ricardo Pavezi/ Arapongão.net

Siga em:
Paraná leva goleada
Trabalho sério most

Jornalista, formado na Unopar em 2015. Nasci e moro em Londrina. Apaixonado por esportes. Gosto de praticar aquele futebolzinho de final de semana. Futebol não é apenas um esporte, mas sim uma forma de viver.

Classifique este artigo