17 de October de 2017 12:20:59

Clubes estudam nova fórmula para o Paranaense 2018

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou na última terça-feira (3) o edital de convocação para reunião de arbitral do Campeonato Paranaense de 2018. O arbitral está marcado para o dia 17 de outubro, às 10h em um hotel no centro de Curitiba. Doze equipes vão disputar a competição.

O principal assunto que vai estar na pauta do arbitral é a possibilidade de uma nova fórmula de disputa do torneio. Nas duas últimas edições o Estadual vem sendo disputado numa primeira fase em turno único, com oito equipes avançando às quartas de final e os dois últimos colocados desta primeira fase sofrendo o descenso.

O presidente do Foz do Iguaçu FC, Arif Ahmad Osman, revelou que os dirigentes das doze equipes formaram um grupo num aplicativo de mensagens instantâneas para estudar possibilidades para a nova fórmula do campeonato. “Formamos um grupo no whats com todos os dirigentes dos clubes envolvidos e estamos, num primeiro momento, analisando várias propostas de fórmulas que estão sendo apresentadas para depois colocarmos em votação dentro do próprio grupo. A proposta aprovada pela maioria, será a apresentada à Federação”, explicou o dirigente.

A equipe do Redação em Campo entrou em contato com outros dirigentes que explicaram que há um movimento de conversas, principalmente por parte dos clubes do interior, na discussão das possíveis propostas. O Paranaense 2018 poderia ter uma fórmula com dois grupos de seis times com os dois melhores de cada grupo indo a uma semifinal ou três grupos de quatro equipes com cada um destes grupos tendo como cabeça de chave os “clubes maiores”. Ainda há uma possibilidade dos clubes maiores ou os clubes da capital entrarem apenas numa segunda fase. E é claro, a permanência da mesma fórmula com ou sem campeão do interior também é estudada.

De qualquer maneira, as conversas seguem de um modo informal, porém, com a ideia de ter algo definido previamente para apresentar no arbitral do dia 17 de outubro.

O Campeonato Paranaense 2018 conta com a participação de Atlético-PR, Cianorte, o atual campeão Coritiba, FC Cascavel, Foz do Iguaçu FC, Londrina, Paraná Clube, Prudentópolis, Rio Branco e Toledo, além de CE União e Maringá FC que conquistaram o acesso.

 

Foto: Julia Abdul-Hak/Federação Paranaense de Futebol

Siga em:
Jogadora do Foz Cata
Após empate, Coriti

CEO & Founder do Redação em Campo. Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e pós-graduada em Marketing pela PUC-PR. Internet Journalism (London School of Journalism). Atualmente, professora dos cursos de Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Curitibana, rock n' roll, viciada em futebol de segunda divisão e tecnologia e fã do Millonarios FC.

Classifique este artigo