Arbitral define mesmo formato de disputa e grupos do Paranaense 2019

Na manhã desta terça-feira (23), na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), em Curitiba (PR), representantes da maior entidade futebolística do Estado e representantes dos 12 clubes que irão disputar o Campeonato Paranaense de 2019, definiram a fórmula, nomes das competições e grupos da competição que será iniciada em janeiro do ano que vem.

Representando os clubes, estiveram na reunião: Gustavo de Paula Silva e Rocha (Atlético-PR), Clóvis Dias (Cascavel CR), Adir Kist (Cianorte), Samir Namur (Coritiba), Valdinei da Silva (FC Cascavel), Arif Osman (Foz do Iguaçu), Ocimar Bolicenho (Londrina), João Batista Regini (Maringá FC), José Álvaro Góes Filho (Operário), Leonardo de Oliveira (Paraná Clube), Leandro Ribeiro (Rio Branco) e Carlos Dulaba (Toledo).

Representantes dos 12 clubes compareceram até a sede da Federação Paranaense de Futebol para o arbitral do Paranaense 2019. Foto: Assessoria de Imprensa da FPF.

Como é exigido pelo Estatuto do Torcedor, uma competição tem que tem sequência de dois anos, com isso, a fórmula do Campeonato Paranaense de 2019 será a mesma de 2018. Onde os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis equipes cada e será disputada em duas taças. A competição terá início no dia 20 de janeiro e as finais serão realizadas nos dias 7 e 14 de abril. Caso uma equipe vença as duas taças, o campeonato irá se encerrar no dia 3 de abril. Os grupos foram definidos a partir da classificação de 2018:

Grupos

Grupo A

Atlético Paranaense
Foz do Iguaçu
Maringá FC
Londrina
Toledo
Operário Ferroviário

Grupo B

Coritiba
Paraná Clube
Cianorte
FC Cascavel
Rio Branco
Cascavel CR

A 1ª Taça terá o nome do ídolo do Furacão, Sicupira. Foto: Divulgação

Nomes das Taças foram escolhidos em homenagem a dupla Atletiba

No arbitral foi escolhido os nomes das duas Taças em homenagem a dois ídolos da dupla Atletiba: Bercímio Sicupira e Dirceu Krüger. A 1ª Taça terá o nome do ídolo do Furacão e a 2ª Taça o nome do ídolo Coxa Branca.

Na Taça Bercímio Sicupira, na primeira fase, as equipes do Grupo A irão enfrentar os clubes do Grupo B. As duas melhores equipes de cada grupo se enfrentam nas semifinais (1ºA X 2ºA e 1ºB X 2ºB), em partida única na casa dos melhores colocados. Os vencedores avançam para a final da Taça.

Na Taça Dirceu Krüger, a primeira fase será iniciada com os clubes com a pontuação zerada e se enfrentarão dentro do próprio grupo. Ao final da primeira fase, os dois melhores avançam as semifinais e se cruzam com o outro grupo (1ºA X 2ºB e 1ºB X 2ºA) e também se enfrentam em jogo único, como na 1ª Taça. Os vencedores fazem a final.

Ídolo do Coritiba, Dirceu Krüger será homenageado na 2ª Taça do estadual. Foto: Coritiba Football Club Oficial.

Se houver final, os clubes se enfrentam em partidas de ida e volta. Se um clube conquistar as duas taças, será considerado campeão. Os dois piores pontuadores na classificação geral, caem para a Segunda Divisão do Paranaense em 2020.

Inscrições

Como foi definido para 2018, as inscrições de atletas para a disputa do Campeonato Paranaense de 2019 será limitada a 30 jogadores por clube, podendo ter cinco substituições até a primeira rodada da Taça Dirceu Krüger.

 

 

Foto: Assessoria de Imprensa da Federação Paranaense de Futebol.

Siga em:
Com seis finais pela
Um ano para o parani

Jornalista, formado na Unopar em 2015. Nasci e moro em Londrina. Apaixonado por esportes. Gosto de praticar aquele futebolzinho de final de semana. Futebol não é apenas um esporte, mas sim uma forma de viver.

Classifique este artigo