Arbitral da Segundona é realizado e fórmula ganha mais uma fase

Na tarde da última quarta-feira (23), na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), em Curitiba (PR), foi realizado o arbitral do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. Nele, foi definido uma nova fórmula de disputa em relação a 2018, ganhando uma fase a mais na competição e as datas para as partidas, com os representantes dos dez clubes que irão disputar a Segundona em 2019.

A reunião contou com representantes dos clubes: Apucarana Sports, AA Batel, AC Paranavaí, CE União, Independente FSJ, Iraty SC, Nacional AC, Prudentópolis FC, REC EC e PSTC. A competição terá início no dia 7 de abril e terminará no dia 14 de julho. Na fase inicial, os jogos serão realizados nas quartas-feiras e nos domingos, a partir da 2ª fase, jogos apenas nos domingos.

Competição manteve a fórmula inicial, mas ganhou uma nova fase final

Diferente de 2018, quando a Segundona contou com três fases, neste ano, a competição terá quatro fases. A primeira fase será exatamente igual a realizada em 2018, os 10 clubes irão se enfrentar em turno único, os oito melhores desta fase, avançam para a 2ª fase e os dois piores, serão rebaixados a Terceirona de 2020. As inscrições serão realizadas até a 7ª rodada desta primeira fase.

Com nove rodadas, cinco clubes farão cinco jogos em casa e as outras cinco equipes farão quatro jogos como mandantes. As duas equipes que caíram da elite em 2018 (CE União, de Francisco Beltrão e Prudentópolis FC) e as três melhores colocadas da Segundona de 2018 (Independente FSJ, PSTC e AC Paranavaí) terão cinco jogos em casa na 1ª fase. REC EC, AA Batel, Iraty SC, Nacional AC e Apucarana Sports farão quatro jogos diante dos seus torcedores.

Como também aconteceu em 2018, a 2ª fase contará com dois grupos de quatro equipes, sendo já pré-definidos que posições levará cada equipe ao seu grupo. No grupo B, ficarão o 1º, 4º, 5º e 8º colocados da 1ª fase. No grupo C, estarão o 2º, 3º, 6º e 7º. Esses grupos serão de turno e returno, classificando os dois melhores de cada grupo as semifinais da competição.

A novidade fica pela 3ª fase, que não teve nos anos anteriores ou no caso, as semifinais da competição. Os dois melhores de cada grupo se cruzam nesta fase, valendo uma vaga na final e um vaga na elite do futebol paranaense. O líder do grupo B enfrenta o 2º colocado do grupo C e o 1º do grupo C encara a segunda melhor equipe do grupo B. As semifinais terão jogos de ida e volta com as equipes de melhor campanha na 2ª fase fazendo o jogo decisivo em casa.

A 4ª fase ou a final da Segundona será entre os vencedores das semifinais, fazendo jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha jogando a segunda partida diante dos seus torcedores. Os dois clubes que chegarem neste fase, garantirão o acesso ao Campeonato Paranaense da Primeira Divisão.

Foto: Assessoria de imprensa da Federação Paranaense de Futebol.

Siga em:
Coritiba fica no emp
Guanaes cita prepara

Jornalista, formado na Unopar em 2015. Nasci e moro em Londrina. Apaixonado por esportes. Gosto de praticar aquele futebolzinho de final de semana. Futebol não é apenas um esporte, mas sim uma forma de viver.

Classifique este artigo