Acredite que tem muito para aprender com a sua concorrência

Contrariamente ao que possa pensar, o maior erro das empresas passa pelo desconhecimento do seu público alvo, dos seus concorrentes e das possibilidades infinitas da internet?

É verdade! A grande maioria das empresas quer (obviamente) vender, contudo, além de não conhecerem bem quem são os seus (potenciais) clientes, não sabem também o que é que a sua concorrência faz.

Hoje iremos dar-lhe umas dicas que o podem ajudar a alavancar a sua plataforma de ecommerce através da interação e estudo dos clientes e da concorrência.

Como pode aprender com os seus concorrentes

A verdade é que no mundo dos negócios vai sempre existir concorrência, seja online ou offline. No entanto, é importante que encare essa situação como um desafio ao seu desenvolvimento empresarial, e não uma barreira que o obriga a ficar estagnado e a resignar-se.

Muitos empresários ainda julgam que seguir a concorrência é algo que não deve ser feito. Mas imagine o seguinte: o seu maior concorrente está a implementar novas estratégias e que estão a ter ótimos resultados! Em vez de ficar quieto no seu canto a vê-lo evoluir, porque não aproveitar e encarar também esse desafio de evolução?

Contrariamente ao que possa pensar, analisar e seguir as estratégias que a sua concorrência está a implementar (de forma ponderada e adequada) pode ser uma ótima forma de continuar a aumentar de forma significativa o seu negócio (e destacar-se da concorrência).

Como é óbvio não estamos a dizer-lhe que deve fazer tudo exatamente da mesma forma que eles estão a fazer! Mas… tirar ideias nunca fez mal a ninguém…

Além disso, com os sites e redes sociais, é cada vez mais simples perceber o que é que os seus concorrentes andam a fazer (já que a informação está disponível para todos).

A importância das novas oportunidades

Com a era digital a atingir quase o seu pico, a verdade é que muitas empresas têm optado por alargar os seus produtos e serviços também à internet.

Tenha em mente que independentemente do tipo de negócio que a sua empresa desenvolva, a verdade é que ao estar online tem muito mais probabilidades de obter um maior volume de negócios (muitas pessoas fazem mais do que um registro de domínio e têm vários negócios paralelos).

Imagine por exemplo que a sua empresa tem imensos formadores e por norma dá cursos e formações presenciais! Uma boa forma de rentabilizar tempo e dinheiro é passar a fazê-lo também online.

Desta forma, os custos da formação serão mais baixos e por isso irá estar a criar uma oportunidade para as pessoas que querem assistir aos cursos ministrados pela sua empresa, mas que não têm tempo, dinheiro ou estão muito longe de onde os mesmos são dados.

Ao conseguir transpor os seus produtos e serviços para a internet, vai conseguir não só ter uma carteira de produtos mais alargados como também atrair clientes que não estejam na sua área geográfica.

A internet é esse novo meio! Todas as pessoas recorrem aos motores de busca quando procuram por um produto ou serviço. Se a sua empresa quer aparecer, tem mesmo de estar presente online!

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